Direito Societário e Mercado de Capitais


Com o objetivo de fomentar a discussão sobre os mais diversos temas relacionados a essa área, no Brasil e no exterior, e de contribuir para o debate e para a formação de profissionais da área jurídica e empresarial, o IBRADEMP – Instituto Brasileiro de Direito Empresarial criou uma comissão de estudo sobre a matéria, que tem contado com a participação de escritórios de advocacia, empresas brasileiras e multinacionais, professores e autoridades nacionais e estrangeiras.

A comissão realiza reuniões periódicas com palestras e apresentações sobre diversos assuntos relacionados a temas societários e de mercado de capitais, para fomentar o compartilhamento de conhecimento e debate entre os diversos participantes, em um ambiente neutro e aberto às novas ideias.

Coordenadores da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais:

 Henrique Bonjardim Filizzola
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Mestrado em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Direito pela Durham University Law School (Inglaterra). Sócio do escritório Stocche Forbes Advogados, Henrique tem atuado por mais de 15 anos em mercado de capitais, financiamentos estruturados e operações societárias, securitizações e fusões e aquisições, incluindo operações internacionais.Foi associado internacional de Mayer Brown LLP em Chicago. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil.

 José Luiz Homem de Mello
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (EAESP-FGV). MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-SP), atual Insper. Mestre em Direito pela Universidade de Chicago, E.U.A. Membro da OAB (1995) e da New York State Bar Association (2001). Foi associado do escritório de advocacia Sullivan & Cromwell em Nova York (2000-2001). Sócio em Pinheiro Neto Advogados e atua na área de corporate finance – fusões e aquisições, direito financeiro e bancário, câmbio, mercado de capitais e societário.

 Luiz Rafael de Vargas Maluf
Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e pós-graduado em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV/SP). Mestre em Direito (LL.M) pela University of Virginia (EUA), em 2016. Foi associado internacional do escritório de advocacia Simpson Thacher & Bartlett LLP, em Nova York (2016-2017). Advogado sênior do TozziniFreire Advogados. Atua há 10 anos na área de mercado de capitais, com foco em ofertas públicas de ações, debêntures e Bonds internacionais, incluindo questões societárias de companhias abertas, e mais recentemente em M&As. Teve monografia premiada pela Bolsa de Valores sob o tema “O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social” em 2006.

 Nair Veras Saldanha
Sócia de Mercado de Capitais e M&A no Madrona Advogados. Formada em Direito e com mestrado em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Nair é especializada em governança corporativa, consultoria societária, joint ventures, fusões, aquisições e vendas de empresas e em ofertas públicas globais de ações. Assessorou empresas brasileiras e estrangeiras, instituições financeiras e investidores institucionais em diversas operações societárias e de mercado de capitais, domésticas e internacionais. Nair é vice-presidente da Comissão Jurídica da Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca. Atuou como associada internacional na área de mercado de capitais do Simpson Thacher & Bartlett LLP, em Nova York