Advocacia Empresarial


Com o objetivo de complementar os estudos e iniciativas de cunho técnico-jurídico das demais comissões do IBRADEMP, a Comissão de Advocacia Empresarial concentrará sua atuação em temas relativos ao papel e desenvolvimento da advocacia empresarial no Brasil e no mundo. Pretendemos orientar os encontros da Comissão de Advocacia Empresarial em torno dos seguintes eixos:

(a) a transformação da advocacia empresarial: novas demandas e novos papéis do(a) advogado(a); evolução dos escritórios e departamentos jurídicos de empresas; realidades e expectativas de disrupção tecnológica;

(b) a advocacia empresarial sob diferentes perspectivas: o olhar da advocacia in house, do escritório internacional e do escritório local; interfaces com outras profissões; e

(c) as competências (soft skills) relevantes à advocacia empresarial atual e futura.

A Comissão de Advocacia Empresarial organizará encontros e debates com advogados e profissionais de outras áreas relevantes à advocacia, que sejam líderes e experts em suas atuações, sobre os seguintes temas, entre outros:

– desenvolvimento de carreira; coaching e mentoring de advogados;

– diversidade na advocacia;

– gestão de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia;

– gestão de pessoas na advocacia;

– internacionalização; organizações e/ou alianças profissionais internacionais;

– matérias jurídicas pioneiras ou críticas à advocacia empresarial;

– marketing jurídico;

– networking para advogados;

– precificação de honorários;

– recrutamento de advogados;

– relacionamento com o poder público; e

– tecnologia e legaltechs

Coordenadores da Comissão de Advocacia Empresarial

Elias Marques de Medeiros Neto
É diretor jurídico da COSAN S.A., responsável pela divisão de contencioso e arbitragem e pelas áreas consultivas relacionadas a litígios. É pós doutorado em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós doutorado em democracia e direitos humanos, com foco em direito processual civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Elias ainda é doutor e mestre em direito processual civil pela PUC/SP, e bacharel em direito pela USP. Elias detém títulos de pós-graduação e é professor em diferentes instituições de ensino, bem como autor de livros e artigos no ramo do direito processual civil. É membro ativo de diversas organizações profissionais e acadêmicas e, tendo sido listado pela Revista Análise, por três anos consecutivos, entre os vinte executivos jurídicos mais admirados do Brasil, foi eleito, na edição de 2018, como o executivo jurídico mais admirado do país. Recebeu do Conselho Federal da OAB, em 2016, o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro, foi apontado, pela Latin American Corporate Counsel Association – LACCA, como um dos cinco melhores gestores de contencioso da América Latina, em 2017, e foi listado no The Legal 500s GC Powerlist Brazil: Teams de 2017.

Jonathan Kellner
É o sócio líder do escritório de São Paulo do Shearman & Sterling. Sua prática concentra-se em fusões e aquisições, joint ventures, private equity, mercados de capitais, bank finance e fundos de investimento, para corporações e instituições financeiras dos Estados Unidos, América Latina e América Central. É fluente em inglês, português e espanhol. Formou-se advogado pela Duke University School of Law e é admitido nas ordens de Nova Iorque e Flórida.

Marcelo Perlman
É sócio fundador do PVG Advogados e coordena a área de societário e fusões e aquisições. É graduado pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em direito (LL.M) pela Universidade de Chicago, em que obteve nota final equivalente a High Honors. Marcelo trabalhou como advogado estrangeiro no escritório Cravath, Swaine & Moore, em Nova Iorque, e também atuou como gerente jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Marcelo foi reconhecido como leading lawyer por Chambers Global, Chambers Latin America, The Legal 500 Latin America, Latin American Corporate Counsel Association – LACCA e IFLR1000. Marcelo atualmente é diretor para a América do Sul da seção de insolvência da International Bar Association (IBA) e vice-presidente da diretoria da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.