Advocacia Empresarial


Com o objetivo de complementar os estudos e iniciativas de cunho técnico-jurídico das demais comissões do IBRADEMP, a Comissão de Advocacia Empresarial concentrará sua atuação em temas relativos ao papel e desenvolvimento da advocacia empresarial no Brasil e no mundo. Pretendemos orientar os encontros da Comissão de Advocacia Empresarial em torno dos seguintes eixos:

(a) a transformação da advocacia empresarial: novas demandas e novos papéis do(a) advogado(a); evolução dos escritórios e departamentos jurídicos de empresas; realidades e expectativas de disrupção tecnológica;

(b) a advocacia empresarial sob diferentes perspectivas: o olhar da advocacia in house, do escritório internacional e do escritório local; interfaces com outras profissões; e

(c) as competências (soft skills) relevantes à advocacia empresarial atual e futura.

A Comissão de Advocacia Empresarial organizará encontros e debates com advogados e profissionais de outras áreas relevantes à advocacia, que sejam líderes e experts em suas atuações, sobre os seguintes temas, entre outros:

– desenvolvimento de carreira; coaching e mentoring de advogados;

– diversidade na advocacia;

– gestão de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia;

– gestão de pessoas na advocacia;

– internacionalização; organizações e/ou alianças profissionais internacionais;

– matérias jurídicas pioneiras ou críticas à advocacia empresarial;

– marketing jurídico;

– networking para advogados;

– precificação de honorários;

– recrutamento de advogados;

– relacionamento com o poder público; e

– tecnologia e legaltechs

Coordenadores da Comissão de Advocacia Empresarial

 

 

 

Amira Chammas

 

 

 

 

Executiva jurídica com mais de 20 anos de experiência profissional em escritórios de advocacia, auditoria independente (Big 4), empresas nacionais e multinacionais. Professora do Curso de Gestão de Departamento Jurídico no Insper e palestrante. Atuação em diversas áreas do Direito Empresarial, tributário, contratos, trabalhistas, consumidor, ambiental, propriedade intelectual, legal marketing, compliance, relações governamentais e M&A. Pós-graduada em Direito Empresarial, Direito Tributário, com MBA em Gestão Empresarial e Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento de Negócios. Apontada como uma das Executivas Jurídicas Mais Admiradas do Brasil nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 (Análise Editorial) e eleita como uma das Gestoras Jurídicas mais influentes do país pela revista internacional “The Legal 500”– “General Counsel Powerlist: Brazil” em 2016.

 

Ana Carolina Freire Gentil

É sócia fundadora de Scaramucci Gentil Advogados. Ana Carolina é formada em direito pela PUC – SP e economia pela FEA – USP, e obteve os títulos de MBA pelo Massachussets Institute of Technology – MIT e L.L.M. pela Georgetown University Law Center. Ana Carolina foi sócia de TozziniFreire Advogados e diretora jurídica da AES Brasil, onde adquiriu vasta experiência no setor de energia, e concentra sua atuação em contratos, gás natural e energia, infraestrutura, societário, bancário e project finance.

Elias Marques de Medeiros Neto
Desde 2019, Diretor Executivo Jurídico / General Counsel na Rumo SA, empresa do grupo Cosan SA dedicada ao setor de infraestrutura – ferrovias e portos; grupo este em que atua desde novembro de 2009, tendo sido Diretor Jurídico do setor de Etanol, Açúcar e Bioenergia (2009-2011) e Diretor Jurídico Geral da Divisão de Contencioso e Arbitragem (2011-2019). Forte atuação em contencioso cível e em arbitragem, com mais de 9 anos de experiência no BM&A. Professor Doutor de Direito Processual Civil, com Pós Doutorado, Doutorado e Mestrado na área. Apontado pela revista análise executivos jurídicos como o executivo jurídico mais admirado do Brasil na edição de 2018. Por quatro vezes considerado pela revista análise executivos jurídicos um dos 20 executivos jurídicos mais admirados do Brasil (2015/2017 e 2019). Apontado pela LACCA um dos 5 melhores gestores de contencioso da América Latina, em 2017. Autor de diversos livros e artigos na área do Direito Processual Civil.