Advocacia Empresarial


Com o objetivo de complementar os estudos e iniciativas de cunho técnico-jurídico das demais comissões do IBRADEMP, a Comissão de Advocacia Empresarial concentrará sua atuação em temas relativos ao papel e desenvolvimento da advocacia empresarial no Brasil e no mundo. Pretendemos orientar os encontros da Comissão de Advocacia Empresarial em torno dos seguintes eixos:

(a) a transformação da advocacia empresarial: novas demandas e novos papéis do(a) advogado(a); evolução dos escritórios e departamentos jurídicos de empresas; realidades e expectativas de disrupção tecnológica;

(b) a advocacia empresarial sob diferentes perspectivas: o olhar da advocacia in house, do escritório internacional e do escritório local; interfaces com outras profissões; e

(c) as competências (soft skills) relevantes à advocacia empresarial atual e futura.

A Comissão de Advocacia Empresarial organizará encontros e debates com advogados e profissionais de outras áreas relevantes à advocacia, que sejam líderes e experts em suas atuações, sobre os seguintes temas, entre outros:

– desenvolvimento de carreira; coaching e mentoring de advogados;

– diversidade na advocacia;

– gestão de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia;

– gestão de pessoas na advocacia;

– internacionalização; organizações e/ou alianças profissionais internacionais;

– matérias jurídicas pioneiras ou críticas à advocacia empresarial;

– marketing jurídico;

– networking para advogados;

– precificação de honorários;

– recrutamento de advogados;

– relacionamento com o poder público; e

– tecnologia e legaltechs

Coordenadores da Comissão de Advocacia Empresarial

 

 

 

Amira Chammas

 

 

 

 

Executiva jurídica com mais de 20 anos de experiência profissional em escritórios de advocacia, auditoria independente (Big 4), empresas nacionais e multinacionais. Professora do Curso de Gestão de Departamento Jurídico no Insper e palestrante. Atuação em diversas áreas do Direito Empresarial, tributário, contratos, trabalhistas, consumidor, ambiental, propriedade intelectual, legal marketing, compliance, relações governamentais e M&A. Pós-graduada em Direito Empresarial, Direito Tributário, com MBA em Gestão Empresarial e Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento de Negócios. Apontada como uma das Executivas Jurídicas Mais Admiradas do Brasil nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 (Análise Editorial) e eleita como uma das Gestoras Jurídicas mais influentes do país pela revista internacional “The Legal 500”– “General Counsel Powerlist: Brazil” em 2016.

 

Ana Carolina Freire Gentil

É sócia fundadora de Scaramucci Gentil Advogados. Ana Carolina é formada em direito pela PUC – SP e economia pela FEA – USP, e obteve os títulos de MBA pelo Massachussets Institute of Technology – MIT e L.L.M. pela Georgetown University Law Center. Ana Carolina foi sócia de TozziniFreire Advogados e diretora jurídica da AES Brasil, onde adquiriu vasta experiência no setor de energia, e concentra sua atuação em contratos, gás natural e energia, infraestrutura, societário, bancário e project finance.

 

Elias Marques de Medeiros Neto

Desde fevereiro de 2021, atua como Sócio de Resolução de Disputas no TozziniFreire Advogados. Atuou como Diretor em empresas do Grupo Cosan SA de 2009 a 2021, tendo sido Diretor Jurídico do setor de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Cosan SA Açúcar e Álcool / Raízen Energia SA (2009-2011), Diretor Jurídico Geral da Divisão de Contencioso e Arbitragem na Cosan SA (2011-2019) e Diretor Executivo Jurídico na Rumo SA (2019/2021). Forte atuação em contencioso cível e em arbitragem, com mais de 9 anos de experiência no BM&A. Professor Doutor de Direito Processual Civil, com Pós Doutorado, Doutorado e Mestrado na área. Apontado pela revista análise executivos jurídicos como o executivo jurídico mais admirado do Brasil nas edições de 2018 e de 2020. Por duas vezes considerado pela revista análise executivos jurídicos um dos 10 executivos jurídicos mais admirados do Brasil (2016 e 2019), e por duas vezes um dos 20 executivos jurídicos mais admirados do Brasil (2015 e 2017). Apontado pela LACCA um dos 5 melhores gestores de contencioso da América Latina, em 2017. O Departamento Jurídico da Cosan foi apontado na publicação Legal 500 de 2017 como um dos Departamentos Jurídicos mais reconhecidos e bem estruturados do Brasil. Autor de diversos livros e artigos na área do Direito Processual Civil. Professor Doutor de Direito Processual Civil. Membro da lista de árbitros da Camarb.