Ética e Governança Corporativa


Reconhecendo a crescente demanda do mercado e da sociedade para que as organizações em geral não apenas cumpram as leis, mas também contribuam ativamente para o desenvolvimento econômico e social, atuando de forma ética, transparente e responsável, o IBRADEMP criou, em 2019, a Comissão de Ética e Governança.

A Comissão tem por objetivo acrescentar à agenda do Instituto temas que dialogam com direito, mas que transcendem os limites das fontes normativas tradicionais. A Comissão terá como princípio norteador a abordagem multidisciplinar de seus temas, aliando legalidade, eficiência e integridade, trazendo discussões inovadoras sobre essas novas demandas, incluindo questões de ética, diversidade, cidadania corporativa e geração de valor compartilhado, a fim de capacitar os advogados e demais profissionais que atuam na área a participarem ativamente dos movimentos de transformação a que temos assistido.

A Comissão buscará organizar eventos com profissionais renomados de diversas formações e representando diferentes setores e pontos de vista, para que os debates sejam profundos e que possam agregar de fato valor às organizações. A Comissão estará constantemente aberta à sugestão de novas temáticas, sempre em linha com as demandas do mercado.

Para o ano de 2019, a Comissão planeja dois grandes eventos de lançamento, que serão anunciados oportunamente.

 

Coordenadores da Comissão de Ética e Governança Corporativa

André Antunes Soares de Camargo
Sócio de TozziniFreire Advogados nas áreas de M&A, Corporate e Governança Corporativa.  Pós-doutor em Direito em Governança Corporativa e Empreendedorismo pela Universität St. Gallen, na Suíça, em 2018.  Pós-graduado em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, em 2014. Doutor em Direito Comercial pela USP (Universidade de São Paulo), em 2012. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela University of California, Davis, nos EUA, em 2002.  Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, em 1999.  Atualmente é membro das comissões de Ensino Jurídico, de Direito Empresarial, Penal Empresarial e de Pesquisa e Pós-Graduação da OAB/SP; professor de diversas instituições de ensino pelo Brasil em matérias relacionadas a direito empresarial, governança corporativa e ética; avaliador da Revista FGV Direito SP;  membro dos Conselhos Editoriais das Revistas de Direito Recuperacional e Empresa, da Editora Thomson Reuters e de Direito Societário e Valores Mobiliários (RDSVM), da Editora Almedina Brasil; e membro da Comissão do Congresso Anual do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).  Foi Coordenador do Insper Direito entre 2002 e 2018; professor visitante da Universidade de St. Gallen, Suíça nos anos de 2006, 2008, 2011, 2016 e 2018; e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Empresarial (REDE), da Editora Revista dos Tribunais de 2013 a 2016.

Claudia Pitta
Sócia da Evolure Consultoria, especializada em Cultura de Integridade, Governança e Compliance. Atuou por 15 anos nos departamentos jurídicos das empresas Shell e Raízen, inclusive como Diretora Jurídica, e em escritórios de advocacia, com ampla experiência em direito societário e M&A, concorrencial, governança corporativa e compliance. É graduada e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui Executive LLM pela CEU Law School e pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios. É professora de Ética, Governança e Compliance da Saint Paul Escola de Negócios, autora de artigos e palestrante. É, ainda, apoiadora de negócios de impacto social, membro da fundação Women Corporate Directors (WCD) e integrante do Comitê Diversidade em Conselhos, uma iniciativa conjunta do IBGC, WCD, IFC e B3.