Mediação


A Comissão de Mediação do IBRADEMP concentra sua atuação em temas relativos à utilização da mediação e de outros métodos alternativos e/ou consensuais na resolução de conflitos empresariais.

Orientamos as iniciativas de referida comissão em torno dos seguintes eixos temáticos:

(a) mediação, e outros métodos consensuais ou não adversariais de resolução de disputas, e sua interface com o contencioso judicial e a arbitragem;

(b) sistemas híbridos ou conceitos inovadores de resolução de conflitos, como desenho de sistemas de disputas, MED-ARB, ARB-MED, dispute boards, early neutral evaluation, mixed mode e sistemas multi-portas;

(c) técnicas e estratégias de negociação e comunicação entre partes e advogados em situações de conflito conflagrado ou potencial; e

(d) interface entre a mediação, e outros métodos consensuais de resolução de disputas, e as diferentes áreas da advocacia empresarial, como direito societário, falimentar, de infraestrutura e construção, do mercado de capitais e financeiro, do trabalho e do agronegócio.

A Comissão de Mediação organiza encontros e debates com advogados e profissionais de outras áreas relevantes à advocacia, que sejam líderes e experts em suas atuações:

Coordenadores da Comissão de Mediação

 

Jonathan Kellner
Sócio líder do escritório de São Paulo do Paul Hastings LLP. Sua prática concentra-se em fusões e aquisições, joint ventures, private equity, mercados de capitais, bank finance e fundos de investimento, para corporações e instituições financeiras dos Estados Unidos, América Latina e América Central. É fluente em inglês, português e espanhol. Formou-se advogado pela Duke University School of Law e é admitido nas ordens de Nova Iorque e Flórida.

Marcelo Perlman
Fundador do Perlman Mediação e Estratégias Jurídicas. Mediador empresarial treinado pela Pepperdine University, na Califórnia, e pelo N.Y. Bar, junto à Fordham University, de Nova Iorque. Co-fundador do PVG Advogados, em São Paulo, onde atuou como sócio por 10 anos. Previamente, trabalhou no escritório Cravath Swaine & Moore, de Nova Iorque, e liderou o departamento jurídico relativo aos negócios de cimento e siderurgia da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. Graduou-se em direito pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em direito (LL.M) pela Universidade de Chicago. Foi reconhecido por sua atuação profissional pelos diretórios jurídicos Chambers Global e Latin America, Legal 500 Latin America, Latin American Corporate Counsel Association – LACCA, Best Lawyers e IFLR1000. Co-presidente do subcomitê de direitos de credores da seção de insolvência do International Bar Association – IBA e diretor vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Renata Siciliano Quartim Barbosa
Head de recursos humanos e jurídico trabalhista do Asa Investments.  Foi diretora jurídica de contencioso geral na indústria alimentícia, superintendente jurídica em instituições financeiras, sócia do escritório Tozzini Freire e assessora no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª. Região. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, com Especialização em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Treinada em mediação e gestão de conflitos organizacionais pela FGV-SP. É membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SP.