Rio de Janeiro


Em vista do fato de que muitas das maiores empresas brasileiras, bem como órgãos públicos como a CVM e a SUSEP têm sede no Rio de Janeiro, e diante do crescente interesse em direito empresarial dos profissionais da cidade, o IBRADEMP decidiu ampliar os foros para discussão de assuntos relativos ao direito empresarial.

Coordenador da Comissão do Rio de Janeiro:

  Adriano Castello Branco
Sócio da área Societária do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados. Atua em questões societárias e na área de fusões e aquisições com ênfase em companhias listadas e investimentos de private equity. Possui experiência em escritórios de advocacia no Brasil e no exterior, onde atuou como advogado do escritório Davis Polk & Wardwell LLP (EUA). Atuou, também, na área jurídica e em posições executivas de empresas, além de integrar Conselhos de Administração de companhias listadas nacionais. É autor do livro “O Conselho de Administração nas Sociedades Anônimas” e de diversos artigos em obras coletivas e revistas especializadas. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós-graduado em Direito (LL.M.) em Business Law, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

 

Fabíola Augusta Cavalcanti
Sócia das áreas de Societário & Investimento Estrangeiro e Mercado de Capitais de TozziniFreire Advogados, Fabíola possui notável experiência na assessoria a operações que envolvem a captação de recursos nos mercados de capitais brasileiro e internacional. Tem experiência em operações estruturadas que envolvem a contratação de financiamentos diversos, através de organismos multilaterais de fomento nacionais e estrangeiros e de instituições financeiras locais e internacionais, além da realização de consultoria regulatória específica voltada para os mercados financeiro e de capitais. Possui MBA em Direito Empresarial pelo Ibmec e é graduada em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É frequentemente listada em rankings de publicações jurídicas como Chambers Global, Latin Lawyer 250, Chambers Latin America, IFLR 1000, Who’s Who Legal, The Legal 500 e Análise Advocacia 500.

 

 Felipe Hanszmann

Sócio do escritório Vieira Rezende, Felipe tem grande experiência em assuntos societários complexos, incluindo operações de M&A, além de contencioso estratégico e arbitragens relacionadas à matéria, assessorando grupos empresariais, fundos de Private Equity/Venture Capital e bancos de investimento. Desenvolveu reconhecida expertise em assuntos regulatórios perante a CVM, prestando assessoria em reestruturações societárias, ofertas públicas de aquisição (OPAs) e processos administrativos. É membro da área técnica do CAF (Comitê de Aquisições e Fusões) e atua como árbitro em matérias societárias. Trabalhou como associado internacional em escritório em Londres. Felipe também se dedica à carreira acadêmica, como professor na FGV Direito Rio, em matérias relacionadas a takeover regulation, M&A e empreendedorismo, e edita uma coleção anual de artigos sobre Direito Societário e Mercado de Capitais. Felipe é, também, um dos líderes da área de Inovação e Venture Capital do escritório.

 

 Igor Muniz

Advogado. MBA Executivo COPPEAD – U.F.R.J. Pós Graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). MBA em Negócios do Petróleo, Gás e Energia – Convênio do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) com a Universidade de Campos. Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Presidente da Comissão de Direito Societário da OAB-RJ. Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários.