Conselho Consultivo


Letícia Costa

Letícia Costa é sócia na SLP Consultoria e Treinamento. Letícia é Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e tem um MBA da Samuel Curtis Johnson School of Management de Cornell University. Letícia iniciou sua carreira em consultoria na Booz Allen Hamiltong (hoje Strategy&) em 1986, foi Presidente das operações da empresa no Brasil de 2001 até sua aposentadoria em 2010. Letícia foi também responsável pelas práticas de Indústria e Operações da Booz Allen na América Latina Letícia também trabalhou no Insper de 2010 a 2015, inicialmente com Coordenadora do Centro de Pesquisa em Estratégia e posteriormente como Diretora da Pós-Graduação Lato Sensu. Letícia foi também Diretora da AEA, Associação dos Engenheiros Automotivos. Atualmente, Letícia é conselheira da Localiza S.A., Mapfre, Embraer, Totvs e Mobly. Letícia já foi conselheira da Technip S.A., Sadia, Martins, Gafisa e Marcopolo. Também já foi membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, CBA e Votorantim Industrial e membro de comitê de estratégia da Bematech. Ao longo de sua carreira em consultoria, Letícia conduziu estudos na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia. Sua experiência em indústria é ampla incluindo, por exemplo, setores tais como automotivo, siderurgia, mineração, química e petroquímica, agronegócio, telecomunicações, bancos de varejo, cartões de crédito, FMCG, software, varejo e outros. Seus projetos cobrem uma ampla gama de questões operacionais, estratégicas e organizacionais, em estudos englobando temas de diagnóstico a implementação.

 

Daniel Kalansky

Advogado. Doutor e Mestre em Direito em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. Árbitro na Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM). Sócio do escritório Loria e Kalansky Advogados, onde atua em questões relacionadas à CVM e disputas societárias. Autor dos livros: “Processo Sancionador e Mercado de Capitais – Estudo de Casos e Tendências – Julgamentos da CVM”; “Incorporação de Ações – Estudo de Casos e Precedentes” e “Direito de Recesso e Valor Justo como Proteção do Investidor: A Reforma Necessária”.

 

Andrea Galhardo Palma

Juíza de direito pertencente aos quadros do Poder Judiciário do Estado de São Paulo desde 2000, com 18 anos de experiência na área de resolução de conflitos, atualmente exercendo o cargo de juíza titular da 2ª Vara Regional Empresarial e de Conflitos Relacionados a Arbitragem do Fórum Central da Capital (entrância final), com foco na área empresarial, arbitragem e falências e Recuperações Judiciais de 29 cidades do entorno da Capital. Foi membro do Comitê Gestor do Tribunal de justiça de São Paulo desde 16.09.2015 (DOE, 17.09.2015). É graduada em direito pela Faculdade de Direito da USP-Largo São Francisco (1997). Master in Law (mestrado) pela Penn State University-EUA (2017), com foco em “International Commercial Arbitration and Alternative Methods of Dispute Resolution (ADR)”.

Antonio Corrêa Meyer

Ex-Sócio e fundador do Machado Meyer, é destaque no cenário jurídico brasileiro, tendo assessorado um grande número de clientes e projetos de alta complexidade na área de infraestrutura. Tem forte atuação junto à administração pública e participa de discussões sobre concessões, PPPs, privatizações e fusões e aquisições no setor regulado, além de participar de arbitragens. Tem profunda experiência em matéria corporativa e tributária, áreas nas quais iniciou suas atividades como advogado, e em projetos e infraestrutura, sobretudo nos setores de energia e óleo e gás.

 

Ecio Perin Junior

Advogado regularmente inscrito no Brasil (OAB/SP n. 138.333), e, em Portugal OAP/Lisboa n. 60061L). Pós-Doutor em Direitos Humanos Sociais e Difusos pela Universidad de Salamanca – USAL (2021/2022). Doutor (PhD) em Direito Comercial/Empresarial pela PUC/SP (2006). Mestre em Direito Comercial/Empresarial pela PUC/SP (2001). Especialização em Direito Empresarial pela Università degli Studi di Bologna-UNIBO (1998/1999). Professor em Direito Comercial/Empresarial na PUC/SP, desde 1996
Ex-Presidente e Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, IBRADEMP, Consultor jurídico no escritório Viseu Advogados.

 

Jaques Horn

Jaques Horn é Vice Presidente Jurídico da TIM S.A. desde julho de 2010. O executivo trabalhou na Tetra Pak, como Diretor Jurídico, sendo responsável pela América Central e do Sul, além do Caribe, de 2007 a 2010. Jaques fez parte da Shell, de 1994 a 2007, como Gerente Jurídico Corporativo na Holding e Diretor Jurídico das empresas subsidiárias. Foi Conselheiro Jurídico da Companhia Atlantic de Petróleo (ARCO Petroleum Co.), de 1992 a 1994, Advogado do escritório Franco, Bhering, Barbosa e Novaes por um ano e Consultor Sênior Tributário da Arthur Andersen por quatro anos. Formado em Direito pela Universidade Candido Mendes, o executivo possui especializações por Harvard e em The Center for American and International Law. Jaques é brasileiro, casado e tem 57 anos.

 

Maira Blini de Carvalho

Superintendente do Jurídico do Itaú Unibanco, responsável por Institucional (Societário, Governança Corporativa, Contratos, Propriedade Intelectual, Imobiliário, Terceiro Setor, Regulatório e Paralegal) e Varejo (Financiamento Imobiliário, Veículos, Consórcios e empréstimo Consignado). Possui LL.M. pela Georgetown University Law Center, EUA e é bacharel pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou como associada internacional no escritório White & Case, LLP em Nova Iorque e como advogada no Grupo JBS. Maira tem mais de 14 anos de experiência em operações societárias, de M&A e de mercado de capitais, bem como em questões regulatórias envolvendo companhias abertas e instituições financeiras. Criadora do projeto juntasnacarreira, focado em transformar a carreira de mulheres.

Pedro Ramunno

Graduado, Mestre em Direito Comercial e Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundador da Ramunno Academy. Sócio de Ramunno Advogados.

 

Renato Sapiro

Renato Sapiro é advogado de formação, sócio fundador da Sapiro, uma consultoria focada em conectar profissionais nas áreas jurídica e correlatas, e é pai da Olivia, que é sua grande paixão. Renato atua com recrutamento jurídico há mais de uma década, sempre liderando projetos nacionais e internacionais e de consultoria para escritórios de advocacia, empresas e instituições financeiras. Além disso, é host do Podcast Direito de Resposta, em que quinzenalmente entrevista personalidades do mercado jurídico.
É ainda palestrante e professor de diversos cursos em faculdades renomadas como Mackenzie e EPD.

Rui Alves

Advogado, formado na Universidade de São Paulo, tem o título de mestre em Direito (LLM) da University of Pennsylvania Law School. Exerce as funções de Diretor do Departament Jurídico e de Compliance do Deutsche Bank S.A. É Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da Anbima. Foi Presidente do Comitê Legal da ABBI – Associação Brasileira dos Bancos Internacionais.