Conselho Empresarial


Daniel Arbix

Diretor jurídico do Google. Professor da FGV Direito SP. Bacharel, mestre e doutor em direito pela USP. LLM em Law, Science & Technology pela Stanford Law School. Autor do livro “Resolução Online de Controvérsias” (2017).

Daniela Albuquerque

Tem 20 anos de atuação em departamentos de empresas: Parmalat, Fuji Film, Arcor, Danone, Goodyear e atualmente Medtronic. Responsável por Jurídico e Compliance. Pós Graduação em Direito Internacional. Especialização em Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e Direito da Concorrência. Participação em Grupos de apoio para liderança de Mulheres.

 

Dante Perin Jorge de Araujo

Diretor Jurídico da IBM Brasil, incluindo as demais empresas do grupo no país. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (GVLAW), e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Previdenciária IBM, e integrante da Comissão de Diretores Jurídicos da AMCHAM São Paulo.

 

Jaques Horn

Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, e possui especialização por Harvard e na Academy of International and American Law. O Sr. Horn é Diretor Jurídico da TIM Brasil desde 2010, além de Secretário do Conselho de Administração e Membro do Conselho Diretor do instituto TIM. Anteriormente, trabalhou na Tetra Pak como Diretor Jurídico, sendo responsável pela América Central e do Sul, além do Caribe, de 2007 a 2010. O Sr. Horn fez parte ainda da Shell, de 1994 a 2007, tendo atuado como Gerente Corporativo na Holding e Diretor Jurídico das empresas subsidiarias. Foi Conselheiro Jurídico da CompanhiaAtlantic de Petróleo (ARCO Petroleum Co.), de 1992 a 1994, Advogado do escritório Franco, Bhering, Barbosa e Novaes por um ano, e Consultor Senior Tributário da Arthur Andersen por quatro anos.

 

Marcella Menezes Fagundes

Formada em Direito pela Universidade Candido Mendes – Centro/RJ em 2001. Em 2007/2008, realizou LL.M no IBEMEC/SP (atual Insper) em Direito Societário. Atua como Diretora Jurídica na Braskem S.A., onde ingressou em 2006. Antes de ingressar na Braskem, trabalhou por 5 anos no escritório Barbosa, Müssnich & Aragão.

 

Marcel Kanter

Diretor Jurídico e Relações Corporativas da Kimberly Clark desde 2016. Previamente Diretor Jurídico, Compliance e Segurança Corporativa da Mondelez no período de 2011 a 2016. Executivo com 20 anos de experiência em diversas empresas multinacionais, dentre as quais Shell, Souza Cruz, Kraftfoods, Mondelez.

 

Maria Beatriz Armelin Petroni

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC (São Paulo) em 1996, em 2018 realizou o curso de formação de conselheiro independente do IBGC, em 2016 pós-MBA em Governança Corporativa, Compliance e Gerenciamento de Riscos na Saint Paul Escola de Negócios (SP) e em Columbia University-NY (fev/2017), pós graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV)  em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio (2003) e no  Centro de Extensão Universitária (CEU) em Direito Empresarial Internacional (2005). Realizou Mestrado – LL.M. (Masters of Laws) na London School of Economics (LSE), Londres, Inglaterra, em Direito Internacional Privado (1998-1999). Atua como Diretora Jurídica da Coimex Empreendimentos e Participações e iniciou suas atividades no Grupo Coimex em 2004. Antes de seu mestrado no exterior, trabalhou na área internacional bancária do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Após regresso ao Brasil, trabalhou por quatro anos na área empresarial do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associado a Baker & McKenzie).

 

Maria Rita Drummond

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC – Rio, pós-graduação em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, LLM em Direito Internacional pela London School of Economics and Political Science – LSE, Diretora Jurídica da Cosan desde 2011 e Conselheira do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.