Diretoria


André Camargo – Presidente

Sócio de TozziniFreire Advogados na área Corporate.  Pós-doutor em Direito em Governança Corporativa e Empreendedorismo pela Universität St. Gallen, na Suíça, em 2018.  Pós-graduado em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional, São Paulo, em 2014. Doutor em Direito Comercial pela USP (Universidade de São Paulo), em 2012. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela University of California, Davis, nos EUA, em 2002.  Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, em 1999.  Atualmente é professor de diversas instituições de ensino pelo Brasil em matérias relacionadas a direito empresarial, governança corporativa, ética e gestão de crise; avaliador da Revista FGV Direito SP;  membro dos Conselhos Editoriais das Revistas de Direito Recuperacional e Empresa, da Editora Thomson Reuters e de Direito Societário e Valores Mobiliários (RDSVM), da Editora Almedina Brasil; e membro da Comissão do Congresso Anual do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).  Foi Coordenador do Insper Direito entre 2002 e 2018; professor visitante da Universidade de St. Gallen, Suíça nos anos de 2006, 2008, 2011, 2016 e 2018; e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Empresarial (REDE), da Editora Revista dos Tribunais de 2013 a 2016.  Autor dos livros “Aspectos Jurídicos do Ambiente Empresarial Brasileiro” São Paulo: Almedina Brasil, 2018 e “Transações entre Partes Relacionadas: Um Desafio Regulatório Completo e Multidisciplinar”. 4. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2019, além de artigos e capítulos em publicações no Brasil e no exterior.

Henrique Cunha Barbosa – Vice-Presidente
Doutor em Direito Comercial pela USP. Coordenador e Professor do Pós-graduação do IBMEC. Professor do Pós-graduação da FGV/RJ. ALP Summer Course in Mergers & Acquisitions pela Vanderbilt Law School. Summer Course in Commercial Law pela Georgetown University. Sócio de Barbosa & Barbosa Advogados.

 

Claudia Pitta – Diretora

Sócia da Evolure Consultoria e da AdvantiKA Responsible Results (Suíça), consultorias especializadas em Ética Empresarial e ESG, e Conselheira Certificada pelo IBGC (CCA IBGC). Atuou por 15 anos nos departamentos jurídicos das empresas Shell e Raízen, inclusive como Diretora Jurídica, e em escritórios de advocacia. É graduada e Mestre em Direito pela UFRGS, pós-graduada em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, possui pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios, Curso de Conselheiros pelo IBGC e Executive LLM pela CEU Law School. É professora de Ética, Governança e Compliance na Saint Paul Escola de Negócios, IBGC, LCA e outras instituições, autora de artigos e palestrante. É, ainda, mentora e sócia da plataforma digital CompliancePME, membro da Comissão de Ética na Governança do IBGC e membro da fundação Women Corporate Directors (WCD).

 

Eduardo Montenegro Dotta – Diretor

Bacharel e especializado em Direito Empresarial pela PUC/SP, LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper Direito, Mestrando em Análise Econômica do Direito pelo CEDES em parceria com a FIPE (FEA/USP); Professor do Insper Direito no curso de LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais e em cursos de extensão; Professor Visitante da Universidade de St. Gallen (Suíça) na disciplina de Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais; Professor convidado da escola de Negócios Saint Paul em cursos de Pós-Graduação e extensão; Consultor externo da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais; Autor do Livro “A Responsabilidade dos Administradores de Fundos de Investimento no Novo Código Civil”; Coautor do Livro “Aspectos da Arbitragem Institucional – 12 anos da Lei 9.307/96 – A Arbitragem e sua Aplicabilidade nos Contratos de Adesão: Uma Proposta para o Sistema Financeiro”; Coautor do Livro “Direito Empresarial Brasileiro Avanços e Retrocessos – Uma homenagem aos 15 anos do Insper Direito”; Autor e coautor de obras e diversos artigos jurídicos.

 

José Virgilio Lopes Enei – Diretor

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo, possui LLM (Master in Laws) pela Universidade de Virginia, EUA, e pós graduação em administração de empresas pela FGV (CEAG). Profissionalmente, é sócio e co-head do Departamento de Infraestrutura e Energia de Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, onde atua com operações de financiamentos de projeto, PPPs e M&A em empresas de setores regulados. É Professor do curso de pós-graduação (LLM dos Contratos) do Insper, em São Paulo. Autor do livro: Project Finance: Financiamento com foco em empreendimentos.

 Maria Beatriz Armelin Petroni – Diretora

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC (São Paulo) em 1996. Mestre em Direito Internacional Privado pela London School of Economics (LSE), Londres, Inglaterra em 1999. Pós-graduada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio em 2003. Pós-graduada em Direito Empresarial Internacional pelo Centro de Extensão Universitária (CEU) em 2005. Pós-MBA em Governança Corporativa, Compliance e Gerenciamento de Riscos na Saint Paul Escola de Negócios (SP) em 2016 e módulo internacional do tema em Columbia University-NY em fevereiro de 2017. Realizou o curso de formação de conselheiro independente do IBGC em 2018. Atuou como Diretora Jurídica da holding de participações societárias denominada Coimex Empreendimentos e Participações de 2009 a abril de 2021, tendo antes assumido os cargos de coordenada jurídica e gerente jurídica da Coimex Trading, uma das maiores tradings de agronegócio do Brasil, durante o período de 2004 a 2009. Em 1997, iniciou sua carreira no escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e após regresso ao Brasil quando da conclusão do mestrado no exterior, trabalhou por quatro anos na área empresarial do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associado a Baker & McKenzie). Atualmente é Sócia do escritório de advocacia MBAP Law, escritório especializado em direito empresarial e governança corporativa que fundou em junho de 2021. Maria Beatriz e seu escritório foram indicados como um dos mais admirados do Direito na área de Compliance e Comércio Exterior de acordo com a Análise Advocacia em 2021.

Michel Sancovski – Diretor

Sócio do escritório Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown LLP., possui LL.M. (Master in Laws) pela U.C. Berkeley School of Law (Boalt Hall), EUA, especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) e é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua atuação se concentra em compliance e anticorrupção, e sua experiência inclui assessoria em casos anticorrupção, considerando as legislações local e estrangeira, coordenação de grandes investigações empresariais de alta complexidade, desenvolvimento, revisão e implementação de programas de compliance, due diligence anticorrupção em terceiros e no contexto de operações de fusões e aquisições. Michel ainda tem vasta experiência na cooperação com autoridades brasileiras e americanas, assim como na negociação de acordos de leniência. Ele é também professor convidado de renomadas instituições para ministrar cursos de formação em compliance, e tem grande experiência com treinamentos na área para altos executivos.